Para que serve o BCAA? Tudo o que você precisa saber!

Para que serve o BCAA? Tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 6 minutos

Os aminoácidos são essenciais para o aumento da massa muscular e mais eficiente no treinamento, mas você sabe para que serve o BCAA?

Para ajudar você a entender mais sobre para que serve o BCAA, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são BCAA?

O BCAA inclui 3 aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. O essencial significa que o corpo não pode produzi-los, por isso devem ser ingeridos na quantidade apropriada por meio da alimentação.

Carnes vermelhas e laticínios são ótimas fontes, mas você também pode garantir BCAAs para o seu corpo consumindo frango e peru.

Claro, as bebidas whey protein também são fontes perfeitas. Se você não consumir aminoácidos suficientes através da nutrição, não se desenvolverá, embora treine duro.

Além disso, seu sistema imunológico enfraquece e fica doente. 35% dos nossos músculos são compostos por esses três aminoácidos, na proporção de 2:1:1 (sequencialmente, leucina, valina, isoleucina).

Portanto, você deve usar um suplemento de aminoácidos para uma absorção eficaz.

Para que serve o BCAA?

O BCAA é uma fonte de aminoácidos em cadeia ramificada.

Toda vez que você vai à academia, seu corpo fica estressado. O estresse enfraquece o sistema imunológico. Portanto, é muito importante ter um consumo adequado de vitaminas e minerais quando você pratica esportes.

Mas tudo isso não é suficiente se você quiser desenvolver seu músculo! O treinamento resulta em falhas musculares cuja cicatrização significa espessamento muscular. Este processo é a regeneração, que requer um aminoácido.

Se você está praticando esportes, é particularmente importante ter uma alta ingestão de aminoácidos para evitar processos catabólicos causados pela falta de carboidratos.

Para isso, é importante tomar um suplemento alimentar pós-treino, além de alimentos ricos em proteínas, como ovos, carne branca, peixe marinho, etc.

Em síntese, vamos ver juntos para que serve o BCAA:

  • Ajuda o desenvolvimento muscular
  • É capaz de bloquear processos catabólicos
  • Alonga a acidificação muscular, oferecendo assim uma resistência mais intensa
  • Ajuda na regeneração muscular, em caso de lesões esportivas / musculares
  • Estimula a concentração mental

O BCAA não rima apenas com treinamento de força!

Amplamente reconhecido no mundo do fisiculturismo em geral, a documentação sobre BCAAs (ou aminoácidos ramificados) floresce em todos os lugares em revistas especializadas ou artigos da internet…

As virtudes destacadas: anabolizante, anticatabólico, ganho de massa, definição muscular… Só que seus efeitos positivos não param apenas nessas atividades muito específicas.

De fato, os BCAAs participam positivamente de outros níveis fisiológicos, como economia de energia, fadiga nervosa central, equilíbrio anabólico (construção) / catabolismo (destruição) dos tecidos…

Leia Também

Tempos de descanso entre os treinos: 7 dicas de sucesso!
Para que serve a Glutamina? Tudo o que você precisa saber!

E em esportes de resistência?

Alimentar-se durante um esforço de longo prazo é um fator determinante, não apenas para o desempenho, mas também para se sentir melhor em sua corrida.

Sabemos que os nutrientes importantes na corrida são essencialmente carboidratos (glicose, frutose, dextrose, maltodextrinas, para citar apenas alguns), sal (principalmente sódio) e alguns outros minerais (magnésio, potássio, cálcio,…) e vitaminas (B, C, D, E…).

Na realidade, existem vários, e em particular, podemos citar os aminoácidos ramificados também chamados de BCAA.

Muitas equipes de pesquisa especializadas têm um grande interesse no consumo de BCAA durante um exercício de longo prazo.

BCAAs são chamados de aminoácidos essenciais porque o corpo não sabe como sintetizá-los. Devemos, portanto, fornecê-los em quantidade adequada através de nossa dieta.

E-Book 7 Receitas de Shake caseiro

Como fazer? Shake caseiro. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

Imagem

BCAA: quais são os interesses de consumir durante um esforço?

O BCAA é um suplemento utlizado para ganho de massa muscular

BCAAs são aminoácidos que, estruturalmente, constituem aproximadamente um terço das proteínas do músculo esquelético. Além de seu papel como materiais de construção, eles também intervêm em vários processos biológicos importantes durante um esforço, incluindo:

  • Durante um longo prazo, o corpo usa BCAAs musculares para produzir energia, induzindo assim uma degradação da arquitetura de nossos músculos. No entanto, estudos científicos mostram que consumir BCAAs durante um exercício reduz precisamente essa degradação;
  • O consumo de BCAA durante o exercício pode ser benéfico na economia de glicogênio muscular. É importante notar que uma diminuição significativa nesse combustível leva ao aparecimento de fadiga e potencialmente à cessação do exercício. Assim, qualquer estratégia que tenha como objetivo economizar estoques de glicogênio durante um esforço será interessante para melhorar o desempenho;
  • A ingestão de BCAA durante um esforço de longo prazo é interessante para agir sobre o que é chamado de fadiga central. Em outras palavras, o consumo de BCAA durante esse tipo de esforço pode reduzir a “fadiga nervosa”. Assim, ao manter um certo nível de excitação durante o exercício, tomar BCAA pode ajudar a melhorar o desempenho e/ou a sensação de bem-estar durante a corrida. Vários estudos foram realizados sobre esse assunto.

Conclusão

Existem nutrientes interessantes, além dos carboidratos em particular, para consumir ao realizar um exercício. BCAAs são um bom exemplo disso. Deve-se lembrar que seu consumo durante um esforço de longo prazo:

  • Reduz a degradação de nossos músculos ativos,
  • Ajuda a minimizar a degradação dos estoques de glicogênio,
  • Reduz o fenômeno da “fadiga nervosa central”.

Para ter efeito, lembre-se de que a quantidade de BCAA ingerida deve ser da ordem de um grama por hora para obter um efeito e que a ingestão de proteína por hora deve ser de pelo menos 5g.

Esta contribuição pode ser feita através de bebidas ergométricas, bebidas de recuperação, barras, comprimidos, cápsulas, mas também simplesmente por alimentos naturalmente proteicos, como queijo, carne seca, presunto, algas marinhas (spirulina…), frutas oleaginosas proteicas (avelãs, amêndoas…) e seus purês associados…

Então, será uma questão de integrar corretamente esse(s) elemento(s) em um regime nutricional ao esforço que será específico para cada atleta, sua disciplina e competições.

Gostou de saber mais sobre para que serve o BCAA? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *