Para que serve a albumina? Tudo o que você precisa saber!

A albumina é uma proteína que podemos encontrar no plasma sanguíneo, no leite, em certas sementes e especialmente na clara de ovo. Mas para que serve a albumina?

Como você já deve saber, o ovo é uma fonte de proteína de alta qualidade. Sua maior quantidade de proteína está concentrada na clara.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre para que serve a albumina, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é albumina?

A albumina é realmente uma proteína que é encontrada em grande proporção no plasma sanguíneo, sendo a principal proteína no sangue e uma das mais abundantes em humanos. É sintetizada no fígado.

A concentração normal no sangue humano varia de 3,5 a 5,0 gramas por decilitro e representa 54,31% da proteína plasmática. É muito importante manter esses níveis devido às múltiplas funções da albumina:

  • Manutenção da pressão oncótica
  • Transporte de hormônios lipossolúveis
  • Transporte de ácidos graxos livres
  • União competitiva com íons cálcio
  • Controle de pH
  • Função de transporte de sangue
  • Regulador líquido extracelular

A grande quantidade de albumina encontrada na clara de ovo fez desse alimento um grande aliado dos suplementos.

Mas para que serve a albumina?

Mencionei anteriormente que os ovos são uma das fontes mais ricas de proteína de alta qualidade. Embora seja um dos alimentos mais nutritivos, contém muita gordura e calorias.

Para pessoas que estão preocupadas em aumentar a ingestão de proteínas, mas não gordura, a clara de ovo em pó (albumina) é a melhor opção se você quiser economizar o trabalho de separar a gema da clara.

Aproximadamente três gramas de clara de ovo em pó equivalem a comer um ovo de tamanho médio. A maneira como é obtida, faz com que ela conserve todos os seus nutrientes, como albumina, aminoácidos e outros componentes.

Além desses nutrientes, a albumina é uma ótima fonte de ácido fólico, ou seja, vitamina B9, e riboflavina, vitamina B2, essencial para um bom desempenho esportivo.

A proteína do ovo é uma das mais biologicamente valiosas, e a clara de ovo em pó não perde suas propriedades e é até de boa assimilação para os seres humanos, sem cozinhá-la e livre de salmonelas.

E-Book Gratuito Chá Verde Emagrecedor

Chá Verde Emagrecedor! Como fazer? O jeito certo de preparar o chá verde. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

Benefícios da albumina em pó

A inclusão de albumina ou clara de ovo em pó em nossa dieta tem muitos benefícios por sua contribuição proteica e é ideal para pessoas que desejam aumentar sua ingestão de proteína.

Muitas vezes, quando pensamos em aumentar a ingestão de proteínas, pensamos apenas em proteínas de soro de leite. Estes são absorvidos rapidamente, por isso é perfeito para tomar após o treinamento.

Essa rápida absorção pode torná-la não a mais conveniente para qualquer hora do dia, por isso devemos procurar maneiras de absorver mais lentamente.

É o caso da caseína, que é absorvida lentamente, então se procurarmos uma contribuição mais gradual, é a opção perfeita. No entanto, o que fazer se procurarmos um meio termo?

Este é o caso da albumina em pó. Não age muito rápido ou muito devagar. Sua absorção é muito boa e dura cerca de três ou quatro horas.

A combinação dessas três fontes de proteína nos ajudaria a corrigir a ingestão de proteína durante todas as horas do dia, podendo combiná-las à vontade.

Leia também: para que serve o BCAA?

O suplemento de albumina serve como um aliado no ganho de massa muscular

Como tomar albumina?

A albumina é perfeita para adicionar a qualquer produto de acordo com o seu gosto, seja diretamente com água em sua escolha de sabores, em produtos, sucos ou qualquer alimento.

30 gramas deste produto equivalem a 25 gramas de proteína para o nosso corpo, por isso o torna uma opção muito útil, além de saudável, para atingir as necessidades nutricionais do nosso corpo.

Vários estudos recomendam que o consumo de suplementos proteicos, como a albumina de clara de ovo, deve estar de acordo com a ingestão total de proteínas.

Dessa forma, o consumo adicional desses suplementos proteicos acima das necessidades diárias (de 1,2 gr a 2 gr/kg de peso por dia) não determina o aumento da massa muscular adicional, nem facilita a melhora do desempenho.

Essa é uma farsa em que muitas pessoas caem, esperando que o consumo de um suplemento garanta o crescimento muscular. De fato, o aumento da massa muscular ocorre como resultado do treinamento.

Assim, a demanda de proteínas aumenta de acordo com o treinamento. Isso significa que o consumo de albumina é o segundo passo a ser dado, e nunca o primeiro.

A dose mínima recomendada é de 10g de proteína com 20 gramas de carboidratos. Lembrando sempre que esse consumo deve estar de acordo com a ingestão total de proteínas e calorias.

Consumir antes ou depois do treinamento?

Qualquer ingestão de proteína é sempre mais adequada após exercícios de hipertrofia, como musculação, pois dessa forma favorece o aumento da massa muscular. Quando bem combinado com a ingestão de carboidratos, reduz a degradação proteica.

Por ser uma proteína de digestão lenta é ainda menos recomendada no pré-treino, pois pode prejudicar a absorção de carboidratos e água, processos necessários durante a prática de exercícios físicos.

albumina Consumir recomendada no pré-treino

Existem contraindicações?

Agora que você já sabe para que serve a albumina, vamos ver as contraindicações.

Em condições normais de saúde, não há contraindicações para o uso deste suplemento. Mas existem condições que impedem seu consumo.

Sua ingestão é contraindicada nos seguintes casos:

  • Pessoas que têm alergia a ovos;
  • Alérgico aos componentes da fórmula;
  • Mulheres grávidas, bebês, idosos ou crianças;
  • Pessoas com doença hepática, pancreatite, problemas renais, hemofílicos ou com doenças cardíacas.

Então fica claro porque o consumo deste suplemento não é recomendado sem a prescrição de um profissional.

Gostou de saber mais sobre para que serve a albumina? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *