Cientistas revelam os melhores chás para emagrecer

Cientistas revelam os melhores chás para emagrecer

Se você tentou fazer alguma dieta para secar a barriga, provavelmente deve ter ouvido falar que chás como o verde, preto e hibisco podem ajudar a queimar gordura.

Será que elas realmente causam todo resultado que é promovido nas mídias e por alguns especialistas? E se causam, qual o seu impacto na queima gordura?

Assim, no artigo de hoje você irá aprender:

  • Quais são os melhores chás para emagrecer de acordo com os cientistas
  • Quantas xícaras você pode consumir diariamente
  • Porque você deve evitar tomar cápsulas com extrato das determinadas ervas
  • O quanto, realmente, estas ervas ajudam em um processo de emagrecimento.

Então, vou te contar a verdade nua e crua, preparada?

Chá verde

chá verde

O chá verde é o mais famoso desta lista e provavelmente você já deve ter ouvido falar bastante dele e do seu uso em dietas para perda peso. 

De fato o chá verde auxilia sim o emagrecimento. 

Um estudo realizado com 115 mulheres com sobrepeso demonstrou que após 12 semanas de utilização de altas doses do extrato de chá verde as participantes reduziram gordura na barriga e também o colesterol.

Segundo os autores do estudo, um dos fatores que contribuiu para este resultado foi devido à redução na produção do hormônio da fome, a grelina, o que fez com que os participantes naturalmente consumissem menos calorias.

Chá preto

Chá preto

O chá preto é uma variação da erva do chá verde. A erva adquire uma coloração mais escura devido à um processo químico que a deixa com uma coloração escura, daí o seu nome.

Uma pesquisa realizada com camundongos obesos demonstrou que esta erva parece ajudar não só no controle do peso como também na melhora da saúde intestinal.

E o que dizem os estudos feitos em pessoas? 

Pesquisas realizadas em humanos demonstram que o chá preto possui resultados positivos no controle da obesidade

Suas substâncias ativas, os polifenóis, fazem com que o corpo utilize mais a gordura como fonte de energia e acelera um pouco o metabolismo.

Contudo, vale ressaltar que o aumento no metabolismo não é tão grande assim.  Segundo a nutricionista Patricia Leite “Não vai serão 2, 3 xícaras por dia que te fará um aumento super significativo.”

“Mas esse aumento existe e é interessante desde que não seja um fardo pra você.” Ressalta Patricia.

Chá branco

Chá branco

A chá branco, também é uma das variações do chá verde. Esta variedade é considerada um pouco mais pura em relação às anteriores, por passar por poucos processos químicos.

Isso a torna mais rica em antioxidantes. São estas substâncias as responsáveis pelos efeitos fisiológicos.

E por que os antioxidantes são importantes para a saúde? Eles nos ajudam a combater os radicais livres. Mas calma que vou te explicar a relação dos radicais livres e saúde.

O excesso de radicais livres está relacionado com o envelhecimento, redução da imunidade e inflamação crônica.

Além disso, pesquisas mostram que ele pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da redução do colesterol e melhorando o fluxo sanguíneo nas artérias e veias.

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia constatou que pessoas que tomam 3 ou mais xícaras por dia de chá branco reduziam o risco de doenças cardiovasculares em até 21%. 

Ok, ele faz bem para saúde. Mas e para o emagrecimento? 

Pesquisas demonstram que sua utilização pode aumentar seu gasto calórico em repouso em 4 a 5%.

Porém, “por o chá branco não ser muito popular, não há pesquisas sobre seus efeitos na perda de peso a longo prazo. Mais pesquisas nessa área são necessárias.” alerta o nutricionista Ryan Raman

Chá oolong

Chá oolong

O oolong é terceira variação da mesma planta do chá verde. Sua principal característica é que após a colheita da planta ela fica exposta ao sol por um tempo menor que erva do chá verde.

Este processo faz com que ela preserve a maior parte das suas propriedades nutricionais

Uma pesquisa feita em camundongos obesos demonstrou que a utilização do extrato de oolong parece promover controle de peso, ou seja, evita que você ganhe ainda mais peso quando de mantém os mesmo hábitos alimentares.

Assim como suas outras variações, pesquisas mostram que ele também aumenta a utilização de gordura como fonte energia.

Além disso, ele também pode acelerar um pouco seu metabolismo.  Uma pesquisa realizada em homens mostrou que a utilização desta erva aumenta o metabolismo em 2,9 a 3,4%.

E-Book 7 Receitas de Shake caseiro

Como fazer? Shake caseiro. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

Cientistas revelam os melhores chás para emagrecer

Chá de hibisco

A hibisco é outra erva bastante utilizada entre os famosos chás para emagrecer. Mas será que ela funciona como as outras mencionadas anteriormente?

Um estudo realizado na china, no Instituto de Medicina, em Taiwan, constatou que a utilização do extrato da erva é capaz de:

  • Controlar o ganho de peso
  • Reduzir a gordura abdominal
  • Reduzir o colesterol e triglicerídeos
  • Reduzir a gordura no fígado.

Estudos feitos em animais também sugerem o mesmo efeito. Uma pesquisa realizada com ratos obesos demonstrou que a utilização do extrato de hibisco utilizado 3 vezes por semana durante 8 semanas ajudou os camundongos a manterem seu peso, quando comparado ao grupo que não utilizou o extrato.

Já um outro estudo, também em camundongos obesos, demonstrou que houve perda de peso de 9,6% de gordura após a administração do extrato de hibisco durante o período de 8 semanas.

Assim, estes resultado sugerem que sua utilização pode ser benéfica no controle e manutenção do peso.

Alguns cuidado que você precisa ter quando utilizar chás para emagrecer

Melhores chás para emagrecer

Ao longo do artigo te apresentei várias evidências científicas demonstrando que as ervas do chá verde e do hibisco podem te ajudar de alguma forma a perder peso.

Porém, é necessário compreender que estes chás devem ser utilizados juntamente com uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Além disso, não é necessário tomar litros de chá para obter seus benefícios. Basta que consumir 2 a 3 xícaras diariamente.

Porém, é necessário ter cautela com a utilização das versões em cápsulas, principalmente da erva hibisco.

Pesquisas demonstram que as cápsulas possuem quantidades muito altas das substâncias presentes na erva o que pode causar problemas no fígado.

Portanto, se for consumir, consuma a erva apenas através dos chás, nada de cápsulas, ok?

Conclusão

Assim, os melhores chás para emagrecer, comprovados cientificamente, são as variações da erva do chá verde e hibisco.

A utilização de 2 a 3 xícaras diárias juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios regular será o suficiente para te proporcionar um emagrecimento saudável e duradouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *