Jejum intermitente – tudo o que você precisa saber!

Jejum intermitente – tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 13 minutos

Atualmente, sofremos de muitas doenças relacionadas principalmente à nossa dieta. Obesidade, hipertensão, doença cardiovascular, etc. estão intimamente ligados à maneira como comemos.

Embora existam muitas maneiras de remediar isso, como atividades físicas e dietas, nem sempre conseguimos regular nosso corpo. Contudo, o jejum intermitente pode te ajudar nisso. Este método eficaz é reconhecido por seus benefícios à saúde humana.

Para ajudar você a entender mais sobre o jejum intermitente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o jejum intermitente?

Os alimentos desempenham um grande papel na manutenção de nossa saúde. Você certamente já ouviu muitas vezes que comemos muito mal! Para superar esse problema, muitas práticas surgiram, como o jejum.

Em geral, o jejum é uma prática que consiste em privar-se voluntariamente, durante um determinado período de comida e até de água. Esta prática é muito estressante para o corpo. É por isso que surgiu uma prática menos restritiva: o jejum intermitente.

Na prática, o jejum intermitente consiste simplesmente em fazer jejuns curtos, suplementando um período de jejum e a retomada de uma dieta normal.

Psicologicamente mais fácil para os praticantes, o jejum intermitente também é chamado de jejum de intervalo. Esta prática não é uma dieta, mas simplesmente uma reorganização da sua alimentação, permitindo que você jejue em períodos fixos do dia.

Como funciona o jejum intermitente?

É mais fácil praticar seu jejum intermitente se você estiver ciente do tipo de jejum que está praticando. Atualmente, existem vários modelos de jejum intermitente praticados pelos seguidores. São esses os mais conhecidos:

Jejum intermitente 16:8

O método 16-8,é uma das formas mais populares de jejum intermitente que pode ser facilmente incorporada à vida diária. Simplesmente, você restringe a alimentação a uma janela de oito horas com 2 a 3 refeições e jejua por 16 horas.

Por exemplo, pare de comer depois do jantar às 18h e prolongue o café da manhã até as 10h do dia seguinte, coma por 8 horas e o ciclo recomeça. Você pode alterar o horário de acordo com sua programação – talvez prefira comer mais cedo ou mais tarde no dia.

Este tipo de jejum é muito gerenciável e recomendado para a maioria das pessoas.

Jejum intermitente 5:2 / Dieta Rápida

A dieta 5:2 ou rápida incentiva o jejum por 2 dias da semana. Para quaisquer dois dias, as calorias são restritas a 500-600 para mulheres e homens, respectivamente. As calorias podem ser distribuídas em várias refeições ao longo do dia ou consumidas todas de uma vez. Nos cinco dias restantes, a alimentação não é restringida pelo jejum.

‍Por exemplo, você pode comer normalmente durante a semana, exceto terça e sábado, quando você come apenas 500 a 600 calorias (2 refeições de 250 calorias ou uma refeição de 500 kcal) no dia.

Jejum intermitente de 12h

O jejum de 12/12 é um tipo de jejum intermitente, onde você pode comer por 12 horas do dia e jejuar pelas 12 horas restantes. Também é conhecido como jejum noturno , pois a alimentação é restrita a uma janela de 12 horas e o jejum durante a noite. Por exemplo, se você terminar seu jantar às 20h, em seguida, você pode tomar seu café da manhã às 8h. Esse é o tipo mais simples de jejum, especialmente para iniciantes que estão tentando perder peso.

Jejum em dias alternados

Essa variação envolve o jejum “modificado” a cada dois dias. Por exemplo, limite suas calorias em dias de jejum para 500 – ou cerca de 25% de sua ingestão normal. Em dias sem jejum, retome sua dieta regular e saudável. (Também existem variações estritas dessa abordagem que incluem consumir 0 calorias em dias alternados em vez de 500.)

Uma descoberta interessante: um estudo mostrou que as pessoas que seguiram esse padrão de FI por seis meses tiveram níveis significativamente elevados de colesterol LDL (ou ruim) após outros seis meses fora da dieta.

Jejum 24 horas

Um jejum de 24 horas dura do jantar ao jantar, ou do café da manhã ao café da manhã, o que você quiser. Por exemplo, você janta às 19h e jejua até o jantar do dia seguinte às 19h. Neste regime, você não passa um dia inteiro sem comer, pois ainda está fazendo uma refeição naquele dia de ‘jejum’.

A dieta de guerreiro

A Dieta do Guerreiro é um tipo de jejum intermitente criado em 2001 por Ori Hofmekler, um renomado escritor de saúde e fitness.

Este plano de dieta é baseado no fato de que, nos tempos antigos, os guerreiros se exercitavam com o estômago vazio. Eles comiam muito menos durante o dia e comiam à noite. Essa rotina de alimentação e exercícios mantinha os guerreiros tonificados e em forma.

As pessoas que seguem essa dieta jejuam por um período de 20 horas e comem ao máximo na janela de 4 horas.

Você pode comer qualquer coisa (incluindo itens não processados ​​e açucarados) na janela de 4 horas. Não há restrição quanto aos itens alimentares.

Os alimentos mais importantes para se concentrar incluem:

  • Alimentos crus: frutas e vegetais frescos e derivados como sucos, saladas e smoothies.
  • Proteína: surpreendentemente, Ori é um defensor vocal da proteína animal. Ele cita algo chamado triângulo de utilização de proteínas em seu livro, que nos ajuda a visualizar a maneira como esses compostos funcionam juntos se ingeridos nas horas corretas e na proporção correta. As fontes de proteína que você escolher devem ser tão não processadas e naturais quanto possível.
  • Carboidratos complexos: coisas como milho, batata, arroz, cevada e outros amidos são todos um jogo justo.
  • Água: esta é óbvia; Ori incentiva você a se manter hidratado, especialmente durante as janelas de jejum.

Não importa que tipo de jejum você escolha, você decide o seu ritmo. Também é possível começar gradualmente e ir aumentando as horas de jejum conforme o corpo se acostuma.

o jejum intermitente é um tipo de plano alimentar que envolve períodos de jejum

Quem pode seguir o jejum intermitente?

O jejum não é uma prática recente, mas é praticada há muito tempo. O jejum intermitente, menos restritivo, pode ser seguido por todos.

Assim, o jejum intermitente em termos de recomendação é indicado para:

  • Atletas procurando maneiras eficazes de aumentar sua produtividade;
  • Pessoas que desejam energizar, reviver seu corpo e cuidar dele;
  • Pessoas que querem encontrar as sensações do corpo e da mente;
  • Pessoas que desejam recuperar uma boa figura, perdem peso graças à juventude intermitente e têm uma massa muscular adequada; etc.

Portanto, se você é atlético ou não, pode praticar o jejum intermitente. O jejum intermitente não é uma dieta e, portanto, não é muito restritivo para seu corpo ou seus hábitos. Consequentemente, não terá riscos para sua saúde, no geral.

Como começar a jejuar?

Como mencione acima, a prática do jejum intermitente é menos exigente e mais fácil de implementar do que o jejum completo, pois coloca menos estresse no corpo. Contudo, você deve fazê-lo bem para não prejudicar seu corpo. Para ter sucesso em seu período de jejum intermitente, você precisa se preparar e fazer o que é certo. Primeiro, você precisa escolher o tipo de jejum intermitente que você seguirá.

Para acostumar seu corpo ao jejum, você pode ir gradualmente, começando com um dia de jejum por semana, e depois aumentar até encontrar seu ritmo.

Então, em sua implementação, aconselho você a começar pelo método 16/8, que é o mais fácil. Você pode optar por pular o café da manhã ou o jantar para alcançar seus objetivos.

Por exemplo, se você fizer sua última refeição do dia às 20h, poderá retomar sua primeira refeição no dia seguinte às 12h. Faça essa escolha com base no seu trabalho diário.

Durante o período de jejum, apenas água, café e chá (sem açúcar) são permitidos, e você não deve tentar compensar esse período de jejum comendo mais do que o necessário durante o período de alimentação.

Com o tempo, você também pode aumentar a janela para jejuns de até 20 horas para aumentar seus benefícios!

Após o período de jejum, na primeira refeição do dia, evite alimentos difíceis de digerir, prefira frutas e legumes (crus ou cozidos) para interromper o jejum.

Além disso, para tornar o jejum eficaz, você deve optar por uma dieta variada e equilibrada durante o período de alimentação. Para esse fim, prefira frutas e legumes, cereais e legumes, ovos, carnes brancas e peixes, mas reduza frituras, laticínios, doces, carnes vermelhas, etc.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

É certo que o jejum completo ou intermitente é muito exigente para a nossa mente. Contudo, essa dificuldade permanece claramente vantajosa para o seu organismo.

Observe que nossas organizações gerenciam a privação melhor que o excesso. Isso se justifica pelo fato de que muitas doenças das quais sofremos surgem da dificuldade que nosso corpo experimenta em purificar e eliminar o excesso e as toxinas.

Após um período de jejum intermitente é, portanto, benéfico para o nosso corpo em vários aspectos. A boa notícia é que o jejum intermitente é um ativo terapêutico valioso para o corpo e a mente.

Assim, para a saúde do nosso corpo, o jejum intermitente como virtude torna possível:

  • Iniciar e facilitar o processo de desintoxicação do corpo
  • Contribuir para fortalecer o sistema imunológico
  • Acelerar o descanso fisiológico, especialmente para o nosso sistema digestivo
  • Promover a queima de gordura, resultando em perda de peso
  • Aumentar a taxa de hormônios do crescimento (GH) para preservar a massa muscular
  • Lutar contra o estresse oxidativo, preservando assim a juventude do cérebro
  • Relançar processos metabólicos
  • Reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, melhorando a saúde do coração
  • Iniciar o processo de reparo celular, protegendo-nos do câncer

Na mesma linha, o jejum intermitente em termos de pontos fortes permite otimizar o funcionamento da sua mente, permitindo:

  • Redescobrir a sensação de saciedade
  • Melhorar suas capacidades sensoriais e intelectuais
  • Melhorar a sua concentração, concentrando-se nas informações úteis
  • Ter um melhor gerenciamento de suas emoções e estresse
  • Aprender a se desapegar de certos prazeres físicos e materiais

7 Receitas de Shake caseiros

Dicas indispensáveis para quem quer ter uma vida saudável. Um dos segredos de emagrecer com saúde é fazer escolhas corretas e inteligentes. Com o objetivo de te ajudar a potencializar o seu treino, criamos esse Ebook com Shakes para Pré-treino e pós treino

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Quais são os riscos do jejum?

Os benefícios do jejum intermitente foram comprovados. No entanto, na prática, algumas pessoas podem fazer mais do que o necessário e podem enfrentar complicações e problemas em seus corpos.

Muitos problemas relacionados à prática inadequada de jejum intermitente foram relatados. De fato, muita restrição calórica pode de fato levar seu corpo a:

  • Frequentes e dolorosas dores de fome
  • Tornar-se irritável
  • Ter um mau hálito (halitose)
  • Distúrbio alimentar
  • Desenvolver hipoglicemia
  • Ficar desidratado
  • Ter dificuldade em se concentrar e ter problemas para dormir

De qualquer maneira, para evitar esses tipos de problemas e complicações, você precisa estabelecer um excelente programa de jejum e segui-lo à risca.

Vale lembrar novamente, que é aconselhável fazer o jejum intermitente, acompanhando-o com um estilo de vida saudável e atividade física regular, para que o corpo receba todos os nutrientes necessários.

Saiba os fatores de risco e os benefícios do jejum intermitente.

Quais precauções tomar antes de começar o jejum intermitente?

Embora o jejum intermitente seja uma prática benéfica para o seu corpo, você deve ter cuidado na sua prática.

É certo que, para pessoas sem nenhum problema específico de saúde, o jejum intermitente não é um problema quando praticado por um curto período, mas esse não é o caso para outros.

Para evitar sofrer todos esses riscos, principalmente relacionados ao jejum intermitente inadequado, existem algumas precauções a serem tomadas.

Essas precauções estão relacionadas tanto às pessoas que praticam o jejum quanto à maneira de fazê-lo, uma vez que essa prática pode ser perigosa. Portanto, para ter sucesso em seu jejum intermitente, coloque isso em prática:

Para evitar sofrer todos esses riscos, principalmente relacionados ao jejum intermitente inadequado, existem algumas precauções a serem tomadas.

Essas precauções estão relacionadas tanto às pessoas que praticam o jejum quanto à maneira de fazê-lo, uma vez que essa prática pode ser perigosa. Portanto, para ter sucesso em seu jejum intermitente, coloque isso em prática:

  • O jejum intermitente deve ser feito preferencialmente por um curto período de tempo, para permitir que seu corpo se recupere do estresse
  • É proibido a todas as pessoas que sofrem de patologias cardíacas, diabéticos, indivíduos imunocomprometidos
  • Da mesma forma, mulheres grávidas, crianças, pessoas que tomam medicamentos em horários fixos, etc., não devem praticar o jejum intermitente
  • Além disso, ao praticar seu jejum intermitente, você deve controlar e garantir que não reduza drasticamente ou aumente consideravelmente as quantidades de alimentos consumidos durante os dias normais de alimentação.
  • Finalmente, se você estiver apreensivo, não é recomendável iniciar o jejum intermitente sem conversar com seu médico ou profissional, pois o risco de desequilíbrio alimentar é onipresente.

Portanto, você deve praticar o jejum intermitente com cuidado, sempre ouvindo seu corpo e as suas necessidades fisiológicas.

O jejum intermitente é um excelente recurso terapêutico para o seu corpo. Além disso, permite que você se prepare melhor para a prática do jejum completo e supere facilmente seus maus comportamentos alimentares que não são benéficos para o seu corpo.

O principal é levá-lo bem na sua implementação, para não sofrer as repercussões associadas às suas más práticas.

Em caso de dúvida, consulte um médico para se beneficiar de um acompanhamento mais profissional. De qualquer maneira, adotar o jejum intermitente como estilo de vida será muito útil para ajudá-lo a superar a doença e viver mais.

Gostou de saber mais sobre o jejum intermitente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho outra novidade  para você!

Já imaginou emagrecer com um método capaz de transformar o seu corpo de forma saudável?

Desafio 21 dias jejum intermitente

Se Você Sente Que Está Tentando Entrar Em Forma Há Anos Sem Nenhum Resultado, Então ISTO É PRA VOCÊ.

Clique aqui e MUDE COMPLETAMENTE seu corpo com Jejum Intermitente.

É o passo a passo completo com todas as dicas, instruções e o que você deve ou não fazer para iniciar o jejum intermitente da forma correta, saindo do absoluto zero até conquistar a sua meta de peso ideal.

Deixe o seu comentário