Exercícios para emagrecer: 10 treinos para perder peso

Exercícios para emagrecer: 10 treinos para perder peso

Quem já busca a perda de peso há algum tempo, deve saber que o ideal é uma junção de exercícios para emagrecer com uma alimentação saudável e equilibrada. Nesse sentido, também é necessário que alimentos industrializadas, pasteurizados e com adições grandes de açúcar sejam retirados do cardápio.

Normalmente, os exercícios para emagrecer são os que possuem maiores queimas calóricas em um tempo curto, como a natação e a corrida. A recomendação geral é que eles sejam mesclados para conseguir alcançar todas as partes do corpo.

Neste cenário, há exercícios para emagrecer que focam em diferentes áreas, como a musculação que propõe resistência e aumenta a hipertrofia muscular, quando músculo cresce. Com esse processo, aumento a capacidade da pessoa de queimar calorias e, consequentemente, perder peso.

É importante lembrar sempre de consultar um profissional de educação física antes de iniciar os exercícios para emagrecer, além de um médico e um nutricionista, que poderão atestar a condição do corpo e a possibilidade de realização dos treinos.

Veja abaixo 10 exercícios para emagrecer:

Musculação

Treino de musculação

Essa é uma das principais atividades para quem busca exercícios para emagrecer. Com a prática regular, é possível – além de perder peso – aumentar a resistência, força e flexibilidade. Também aumenta a densidade óssea e diminui o risco de diabetes, por exemplo.

O ideal é que ele seja feito com uma frequência de, mais ou menos, três vezes por semana durante uma hora e não o treino prolongado em apenas um dia. 

Calorias queimadas: a quantidade real vai depender de uma série de fatores, como a intensidade, tipo de treino realizado e as características próprias da pessoa, como estrutura física, peso, resistência, entre outros. Geralmente, a queima fica em torno de 300 a 500 calorias.

Exercícios: dentro do treino de musculação, há as flexões e abdominais que podem ser, inclusive, realizados em casa. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a postura durante os exercícios para emagrecer.

HIIT

O High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, em tradução livre, é um conjunto de treinos que buscam melhorar o condicionamento físico, intercalando exercícios de alta intensidade com os de baixa.

Os exercícios para emagrecer de alta intensidade têm o objetivo de acelerar o metabolismo, promovendo a maior quantidade de queima de gorduras possível. Para isso, eles aumentam a frequência cardíaca e, por isso, é indicado ter licença médica e também já praticar outros tipos de treinos.

Calorias queimadas: pode atingir a meta de 400 calorias por hora.

Exercícios: os agachamentos são parte desse tipo de treino. O exercício em si é bastante completo, agindo em músculos da extensão do quadril e joelhos.

Natação

 

Natação melhora a capacidade cardiorrespiratória e emagrece

A natação é um dos exercícios para emagrecer mais completos, já que movimenta todas as partes do corpo e exige esforço a cada braçada. Mesmo que os movimentos não sejam fortes ou rápidos, a natação ainda é benéfica para a saúde e tem resultados concretos no emagrecimento.

Além da perda de peso, o exercício aprimora o sistema respiratório – fortalece os músculos da região torácica -, desenvolve músculos, melhora a saúde do coração, circulação e reduz os riscos de diabetes tipo 2, além de ser uma boa forma de eliminar o stress.

Calorias queimadas: caso a pessoa fique em movimento durante toda a aula, é possível queimar 400 calorias.

Hidroginástica

Na mesma linha da natação, a hidroginástica é ótima para emagrecer e fortalecer a capacidade cardiorrespiratória. A intensidade pode ser definida no momento da matrícula, em que o aluno escolhe a turma que deseja. Para os que buscam melhores condicionamentos físicos, o ideal é não escolher classes para idosos ou gestantes, pois o ritmo do exercício é mais lento.

Outros benefícios da hidroginástica são: melhora na circulação, respiração, flexibilidade, coordenação motora e o fortalecimento dos ossos e músculos. 

Calorias queimadas: em movimento constante, o metabolismo pode queimar até 500 calorias em uma hora.

Aulas de dança

As aulas de dança são formas diferentes de perder peso. Nelas, é possível melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer e tonificar os músculos e, claro, se divertir. 

A dança pode ser variada de acordo com as suas preferências de estilo, como tango, samba ou zumba. De modo regular, a atividade movimenta, essencialmente, todas as partes do corpo.

Calorias queimadas: o vir final vai depender do estilo. No forró, é possível queimar 400 calorias por hora, enquanto na zumba a quantidade pode chegar a 600.

E-Book 7 Receitas de Shake caseiro

Como fazer? Shake caseiro. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

Exercícios para emagrecer: 10 treinos para perder peso

Crossfit

Realizado em um circuito de alta intensidade, as pessoas que praticam crossfit, normalmente, fazem uma espécie de gincana com os outros participantes, resistindo aos exercícios e tentando fazê-lo o mais rápido possível. 

Geralmente, os praticantes possuem pouco tempo de descanso entre os exercícios para emagrecer. Por isso, é indicado apenas para quem já é habituado à prática regular de atividades físicas. Nele, há pesos diferentes, como cordas e pneus.

Calorias queimadas: a prática chega a eliminar 700 calorias por hora.

Spinning

Casal praticado esportes na florestaO exercício consiste, basicamente, pedalar em uma bicicleta estática, que pode ser combinado com o ritmo de uma música ou não. A prática ajuda a queimar calorias, fortalece os músculos dos membros inferiores, fortalece o sistema cardiorrespiratório e o respiratório.

Outra vantagem na prática desse exercício e que ele não requer grande capacidade de equilíbrio ou coordenação motora. Além disso, a probabilidade de lesões é pequena e, por isso, pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Andar de bicicleta ao ar livre possui mais ou menos os mesmos benefícios e vantagens, além de promover a perda de peso e a queima de gordura.

Calorias queimadas: é possível eliminar de 600 a 800 calorias por hora, dependendo da intensidade do exercício no spinning e de 400 a 1100 na bicicleta convencional ao ar livre. 

Corrida

A corrida é uma aliada se você quer emagrecer

Esse é um dos exercícios para emagrecer mais conhecidos. A corrida promove alto gasto calórico e queima de gordura, mesmo se praticado ao ar livre ou em academias. Para que seja efetiva, deve ser feita no mesmo ritmo e, preferencialmente, de forma intensa.

Para os iniciantes na prática, ela pode ser feita em uma intensidade baixa nos primeiros momentos e, conforme os dias passam, a carga e velocidade devem ser aumentadas. A caminhada também pode ser um recurso utilizado até que a pessoa se sinta confortável para correr.

Assim como alguns exercícios para emagrecer anteriores, é preciso consultar um médico antes de iniciar as atividades.

Calorias queimadas: o gasto calórico pode variar entre 600 e 700 em ritmo constante durante uma hora.

Muay Thai

Mulher praticado Muay Thai É uma arte marcial Tailandesa e é considerado um esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) apesar de não estar entre as atividades apresentadas nas Olimpíadas.

O Muay Thai é um exercício intenso e que melhora na capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico, resistência e perda de peso. Ademais, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ganho de força, agilidade e na autoestima, podendo ser útil no auxílio à proteção individual em algumas ocasiões.

Calorias queimadas: normalmente, a quantidade fica em torno de 700 calorias eliminadas. No entanto, dependendo da intensidade, tempo de atividade e preparo físico da pessoa, pode chegar a 1500 calorias.

Body pump

Consiste na prática da ginástica na academia com pesos de forma sincronizada com a música e coreografia. Ele pode ser realizado por todos os tipos de pessoas.

A atividade trabalha com os principais músculos, fortalece a resistência, melhora a capacidade cardiorrespiratória e o condicionamento físico. Também atua na perda de peso e elimina gordura.

É recomendado que sua prática seja intercalada com outros exercícios para emagrecer, tanto aeróbicos como os de musculação.

Calorias queimadas: chega a uma queima de 500 calorias por hora. 

Alimentação aliada aos exercícios para emagrecer

Para efetivamente perder peso, não basta apenas praticar exercícios físicos. É preciso também fazer uma reeducação alimentar de forma a consumir frutas, legumes, vegetais e outras categorias de alimentos que são ricos em nutrientes.

Deste modo, o corpo será abastecido com vitaminas, minerais, proteínas, bons carboidratos, potássio e cálcio. Para isso, é importante manter um cardápio adequado e balanceado.

Para emagrecer, é preciso consumir menos calorias diárias do que se gasta. Portanto, as dietas também são bem-vindas neste momento, desde que não sejam extremamente restritas.

Também é possível complementar a alimentação com sucos detox, que possuem o poder de desintoxicar o organismo e promover uma série de benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *