Estilo de vida saudável

Estilo de vida saudável

Tempo de leitura: 5 minutos

Estilo de vida saudável: tudo o que você precisa saber!

Um estilo de vida saudável depende de muitos fatores diferentes. Alimentação saudável e exercícios suficientes são dois pilares importantes. Mas nossos hábitos de vida e oportunidades de lazer também têm uma influência significativa em nossa saúde e bem-estar.

Em nossa vida cotidiana muitas vezes agitada, nem sempre é fácil tornar sua vida conscientemente mais saudável. Mas mesmo pequenos passos podem fazer muita diferença em geral.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como ter um estilo de vida saudável, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, exercícios regulares.

Como ter um estilo de vida saudável?

Nutrição

Carboidratos, proteínas e gorduras fornecem ao nosso corpo nutrientes importantes, além de vitaminas e oligoelementos.

Portanto, deve-se ter cuidado para garantir uma dieta variada e equilibrada em quantidades adequadas. Alimentos sazonais e regionais, alimentos preparados na hora e muito líquido (sem açúcar) fornecem uma boa base para uma dieta saudável.

Se você quer comer de forma saudável ou perder peso, não precisa recorrer a produtos dietéticos caros.

É importante ficar de olho na necessidade diária de calorias. Isso varia de pessoa para pessoa e depende muito das atividades físicas no dia a dia.

Aproximadamente, o metabolismo básico pode ser calculado através da fórmula Harris Benedict:

Rotatividade básica em homens (calorias por dia)

66,47 + (13,7 x peso corporal em quilogramas) + (5 x altura em centímetros) – (6,8 x idade em anos) = metabolismo básico

Rotatividade básica de mulheres (calorias por dia)

655,1 + (9,6 x peso corporal em quilogramas) + (1,8 x altura em centímetros) – (4,7 x idade em anos) = metabolismo básico

Além disso, há o adicional de calorias através do exercício durante o dia. No entanto, não se deve cometer o erro e querer perder peso com as chamadas dietas radicais.

Isso porque, o corpo reconhece uma situação de emergência na ingestão de calorias muito reduzida. Assim que você come normalmente novamente, ele se prepara para uma possível próxima situação de emergência e armazena o maior número possível de nutrientes na forma de gordura. Isso resulta no efeito sanfona clássico.

Faz sentido reduzir o peso em torno de 0,5 a 1 kg por semana, o que corresponde a uma economia de calorias de cerca de 500 a 700 quilocalorias por dia.

Manutenção do corpo: seja legal com o seu corpo e preste atenção no que ele precisa

Os bons hábitos são essenciais para manutenção do corpo.

Coma o suficiente todos os dias

Não comer o suficiente diz a seu corpo para conservar calorias e energia, portanto, da próxima vez que você comer mais energia será retida em vez de ser usada corretamente.

Hidratar

A desidratação faz você se sentir cansado. A cafeína e o álcool são muito desidratantes. Equilibre o consumo de cafeína ou álcool com líquidos não cafeinados e não alcoólicos.

Sono

A privação do sono aumenta o apetite (e frequentemente o peso corporal) e diminui a função cerebral. Portanto, um sono adequado ajuda a manter a energia, o peso e a capacidade de pensar e se concentrar.

Exercícios físicos

Sentado na frente do computador, na frente da TV ou deitado na cama, o chamado “comportamento sedentário”, tem um efeito prejudicial em nosso corpo. Pode levar ao diabetes mellitus tipo 2, promover doenças cardiovasculares e levar à morte mais precoce.

Assim sendo, é importante moldar ativamente a vida cotidiana. Isso também é possível se você estiver “amarrado” à cadeira do escritório o dia todo.

Chamadas telefônicas podem ser usadas para se levantar ou ir e voltar ativamente na sala. Subir escadas ou sair em um ponto do ônibus mais cedo do que o habitual pode fazer você se mexer mais.

Mas o esporte também é importante: ele faz com que nosso sistema cardiovascular entre em funcionamento e, assim, nos protege de doenças.

Com o aumento da massa muscular, nosso metabolismo básico de calorias também aumenta, nossa postura é melhorada e nosso sistema musculoesquelético passivo (osso e ligamentos) é protegido.

Desfrute de muitas frutas e vegetais

incluir frutas e vegetais no cardápio

Frutas e vegetais estão entre os alimentos mais importantes para nos fornecer vitaminas , minerais e fibras suficientes . Devemos tentar comer pelo menos 5 porções por dia. Por exemplo, um copo de suco de fruta fresco no café da manhã, talvez uma maçã e um pedaço de melancia como lanche, e uma boa porção de vegetais diferentes em cada refeição.

Baseie sua dieta em muitos alimentos ricos em carboidratos

Cerca de metade das calorias em nossa dieta deve vir de alimentos ricos em carboidratos, como cereais, arroz, macarrão, batata e pão. É uma boa ideia incluir pelo menos um desses em todas as refeições. Alimentos integrais, como pão integral, massas e cereais, aumentam a ingestão de fibras.

Defina uma rotina

Estabeleça uma rotina definindo horários específicos para as refeições, trabalho, tarefas domésticas, tempo de silêncio e hora de dormir. Sentimo-nos mais seguros quando existe alguma previsibilidade para os nossos dias. Também nos ajuda a fazer as coisas e nos lembra de reservar um tempo para nós mesmos. Ter uma rotina pode ajudá-lo a preparar o terreno para gerenciar melhor sua ansiedade.

Planeje e priorize

Observe os horários do dia em que seus níveis de energia tendem a ser mais elevados. Decida como você pode aproveitar esses momentos priorizando tarefas importantes quando se sentir renovado e produtivo.

Gostou de saber mais sobre como ter um estilo de vida saudável? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *