Emagrecer depois dos 40 [GUIA COMPLETO]

Emagrecer depois dos 40 [GUIA COMPLETO]

Tempo de leitura: 5 minutos

Desde que você atravessou a barreira dos 40 anos, percebe que está mais gordo (ou menos magro) e come da mesma forma de sempre. Mas como emagrecer depois dos 40?

Quando você ultrapassa 40 anos, não tem mais o metabolismo da sua juventude. Ele não queima mais tantas calorias quanto antes ao fazer exatamente a mesma coisa. O corpo, digamos, está indo em um ritmo mais lento, o que torna a perda de peso mais complicada.

Os principais responsáveis são os hormônios tireoidianos, que diminuem ao longo do tempo. Além disso, se você é um homem, está produzindo menos testosterona para desenvolver músculos.

E se você é uma mulher, menos estrogênio, então você está acumulando gordura em todos os lugares.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como emagrecer depois dos 40, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como emagrecer depois dos 40?

Tenha cuidado, tudo isso não significa que perder peso a partir de 40 é impossível. Muito pelo contrário, na verdade. Com uma rotina, um pouco de disciplina e os truques que explicarei abaixo o processo ser bastante simples:

1) Caminhe ou corra pelo menos meia hora por dia

Antes você não saia do sofá e nada aconteceu. O exercício  de caminhar ou correr é essencial agora. Realizar 30 minutos de cardio por dia será suficiente para você queimar essas calorias extras.

Lembre-se de que para perder um quilo você deve ter um déficit de 7.000 calorias. Ou seja, se você queimar 200 todos os dias (e se comportar bem com a dieta), levará 35 dias para perder um quilo na balança.

A caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso.

2) Coma mais fibras

Fibra faz maravilhas se falamos sobre perder peso. Alimentos ricos em fibras tendem a ser mais abundantes do que os outros, então é provável que você coma menos e fique satisfeito por mais tempo.

Se você é um homem, deve consumir uma média de 38 gramas de fibra por dia, e se você é uma mulher, 25. Você encontrará fibras em feijão, nozes e cereais e arroz integral.

3) Você tem que levantar pesos sim

Devido ao processo natural de sarcopenia, todos nós começamos a perder massa muscular a partir dos 30 anos, a uma taxa de 1% ao ano. Este processo acelera quando atingem 40 anos.

O que isso significa? Ter menos músculos diminui o ritmo do seu metabolismo. Estimativas indicam que uma pessoa queima cerca de 200 calorias a menos por dia aos 45 anos em comparação com 25.

Ou seja, você deve aumentar sua massa muscular. Também é recomendado que você consuma alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe e legumes.

4) Coma mais proteína

Em relação ao ponto anterior, nem todas as proteínas são tão boas para você. Você deve escolher peru magro, frango, salmão e legumes. Barras de proteína ou smoothies podem ser bons, mas você não deve escolher as opções adoçadas.

Também é aconselhável que você coma não apenas proteínas em uma dose única, mas também as distribua ao longo do dia. A proteína é um alimento termogênico, ou seja, apenas digerindo-a, você já está queimando calorias.

Cerca de 30 calorias das 100 consumidas serão queimadas simplesmente através do processo digestivo.

5) Cuidado com suas saladas

Você tem que ter cuidado com os aditivos e molhas que elas carregam, porque pode acreditar que está escolhendo uma opção saudável quando não está.

Se você for comer salada, idealmente tempere-a com azeite e vinagre balsâmico (e não muito). E tenha em mente que escolher alface nem sempre é a melhor opção, e que há muitos vegetais no mercado.

6) Mantenha um equilíbrio hormonal

Os níveis de testosterona dos homens começam a diminuir aos 40 anos, o que pode causar fadiga, insônia, preguiça, depressão e ganho de peso. Mas uma dieta adequada pode ajudar a restaurar esse equilíbrio hormonal.

Você deve incluir gemas de ovos e alimentos ricos em zinco em seu cardápio, como frutos do mar, espinafre, cogumelos e carnes magras, para aumentar a produção de testosterona.

Chá verde e seus benefícios

Baixe o E-book Chás Poderosos Grátis e confira as melhores receitas de chás para emagrecer, combater doenças, insônia e muito mais. Aproveite: é grátis! Clique abaixo e confira.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

7) Fuja do doce

Se você quer ter um corpo mais saudável e magro quando se aproxima da meia-idade, eliminar o açúcar é a chave.

Quando os níveis de estrogênio e progesterona começam a flutuar, nos tornamos mais sensíveis ao açúcar e, quando ingerimos esse tipo de carboidrato, nosso açúcar no sangue dispara.

Isso inevitavelmente leva a um armazenamento de gordura mais rápido e a uma maior sensibilidade ao açúcar.

O consumo exagerado de açúcar pode sim ser um dos motivos para o aumento do peso.

8) Coma cinco refeições por dia

Em vez de fazer três grandes refeições, tome pequenas doses ao longo do dia. Uma dieta ideal consiste em consumir quatro ou cinco pratos menores ao longo do dia, muitas saladas verdes com proteínas magras e um pouco de gordura, e sempre de azeite e abacate.

9) Escolha alimentos com vitamina D

Adicionar um pouco de vitamina D extra à sua dieta pode ser a chave para perder peso a partir dos 40 anos.

Pesquisadores da Universidade de Milão descobriram que o consumo de suplementos de vitamina D produz maior perda de peso entre adultos com sobrepeso e obesidade. Lembre-se de que uma fonte muito boa dessa vitamina vem do sol.

10) Beba menos álcool

Para ter um ótimo corpo a partir de 40 anos, você deve fazer alguns sacrifícios. Pesquisadores da Coréia descobriram que o consumo excessivo de álcool contribuiu para uma maior perda muscular após a menopausa.

Gostou de saber mais sobre como emagrecer depois dos 40? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe o seu comentário