Como acelerar o metabolismo para emagrecer: as 12 melhores dicas!

Como acelerar o metabolismo para emagrecer: as 12 melhores dicas!

Para perder peso de forma mais eficiente, é útil acelerar seu metabolismo. Mas, como fazer isso? Neste artigo, apresentarei 12 dicas de como acelerar o metabolismo para emagrecer. Assim sendo, essas dicas vão tornar mais fácil para você perder peso e permanecer magro.

O que é metabolismo?

Seu metabolismo são todos processos bioquímicos que ocorrem em células e organismos. Através do metabolismo, portanto, o corpo converte nutrientes em energia.

Acelerar o metabolismo leva a uma maior queima de calorias, tornando mais fácil perder peso e ficar magro. Neste sentido, há três classificações principais em relação ao metabolismo:

  • Acelere o metabolismo com nutrição;
  • Acelere o metabolismo com esportes;
  • Acelere o metabolismo com descaso;

Assim sendo, ao longo as dicas apresentadas a seguir, você irá aprender como acelerar o metabolismo para emagrecer, com estas três classificações!

Como acelerar o metabolismo para emagrecer: as 12 melhores dicas!

Dica 1: Coma proteína

Alimentos ricos em proteínas

Quando você come, seu metabolismo acelera por várias horas. Isso também é chamado de efeito térmico dos alimentos. Mas, com alguns macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) esse efeito é maior do que com outros. Neste sentido, um estudo constatou, que:

  • Gorduras: Acelere seu metabolismo em 0-3%;
  • Carboidratos: Acelere seu metabolismo em 5-10%;
  • Proteínas: Acelere o seu metabolismo em 15-30%;

As proteínas são claramente as vencedoras! Mas, não só isso, porque, as proteínas também fazem você se sentir mais satisfeito. Assim sendo, comer proteínas, no case da manhã, tem o seguinte efeito nas pessoas:

  • As pessoas pensam em comida com 60% menos frequência;
  • As pessoas têm 50% menos apetite por lanches à noite;
  • As pessoas comem 400 calorias a menos. por dia;

Em suma, coma proteína suficiente. Para isso, comece o dia com um ovo frito ou cozido, carne, atum, frango, nozes ou sementes!

Dica 2: Pular refeições

Se você quer aprender como acelerar o metabolismo para emagrecer, então, deve aprender a jejuar! Em geral, entretanto, as pessoas têm as seguintes crenças em relação ao jejum:

  • Nunca pule refeições, principalmente o café da manhã, porque:
    • Não é saudável;
    • Isso retarda o seu metabolismo.
  • Para acelerar o metabolismo, você deve comer 5 a 6 vezes ao dia;
    • Se você comer menos, entrará no “modo de fome”.

Estas afirmações não possuem uma base. Não foi possível descobrir uma única referência de fonte! A ciência está em desacordo com essas crenças e diz exatamente o contrário. Por outro lado, há estudos que afirmam:

  • Pule refeições regularmente, especialmente o café da manhã, porque:
    • É saudável;
    • Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.
  • Para acelerar o seu metabolismo, pule refeições ou jejue por vários dias;
    • Apenas se você não comer nada por mais de 4 dias, você entrará no “modo de fome”.

Assim sendo, o jejum por períodos curtos acelera seu metabolismo. Por exemplo, um estudo com 7 mulheres e 4 homens mostra que seu metabolismo acelera em 10% se você jejuar por 36 horas. Mas, se você jejuar por mais de 3 dias, então, seu metabolismo fica mais lento.

Dica 3: Tenha um dia do lixo!

Se você se alimenta de maneira saudável, às vezes você deseja ter vontade de comer algo que não seja saudável. Você poderia pensar que se envolver nesse desejo anulará seus objetivos de perda de peso, mas a ciência não concorda inteiramente com isso.

Neste sentido, um dia do lixo tem muitas vantagens para quem quer aprender como acelerar o metabolismo para emagrecer. Um dia do lixo significa que você come o que quiser, um dia por semana. Existem, no entanto, duas diretrizes:

  • Você não come mais do que o dobro do que costuma comer;
  • Você escolhe um dia fixo na semana, como sábado ou domingo;

Deste modo, existem muitos benefícios em um dia do lixo, a saber:

  • Seu metabolismo acelera em 6,6% para pessoas magras e 2,7% para pessoas obesas;
  • Há uma maior produção do hormônio leptina, que dá ao cérebro o sinal para queimar mais gordura da barriga;
  • O hormônio grelina, que causa sensação de fome, cai por cerca de 3 dias;

Dica 4: Beba mais água

Beber água emagrece e acelera o metabolismo

 

Você entende que refrigerantes e sucos de frutas do supermercado fazem mal para o seu peso. Portanto, quando falo sobre beber água, quero dizer água pura.

Bebendo água, você pode acelerar temporariamente seu metabolismo. Estudos mostram que você queima 24-30% mais calorias uma hora depois de beber meio litro de água. Esse efeito pode ser ainda maior se você beber água fria, chegando a 40%.

Dica 5: Faça treinamento de força

Fazendo o treinamento de força, você pode aumentar seu metabolismo em 9 a 11%. O efeito pós-treino é ainda maior nessa forma de esporte.

Este efeito significa que você queima calorias extras após um treino. Quanto mais tempo e especialmente quanto mais intensamente você tiver se exercitado, maior será o efeito.

Resumindo, não olhe apenas para as calorias que você queima durante o exercício, mas também, para as calorias que são queimadas depois.

Além disso, aumentar sua massa muscular também beneficia seu metabolismo. E, com isso, você obtém uma figura mais sexy. Por fim, vale destacar ainda, que, uma vantagem de ter mais massa muscular é que você queima mais calorias durante o dia em repouso.

Dica 6: Faça um treinamento curto e de alta intensidade

Além do treinamento de força, um treinamento curto de alta intensidade é uma forma muito eficaz de se exercitar, para acelerar o metabolismo. Você não só perde mais de 7 vezes mais gordura com isso, do que com a corrida, mas também, ganha massa muscular.

Além disso, basta 3 treinos por semana, durante 20 minutos. Neste sentido, um estudo com um treinamento intensivo de spinning de 45 minutos, mostrou que os participantes queimaram em média 519 calorias, com 190 calorias extras adicionadas após 14 horas.

Em suma, o efeito pós-treino aumenta o número de calorias queimadas em quase 37%. Um grande impulso no seu metabolismo! Portanto, se você quer aprender como acelerar o metabolismo para emagrecer, então, faça um treinamento curto de alta intensidade.

Dica 7: Beba chá

Como mencionado, beber água aumenta seu metabolismo, mas você também pode acelerar seu metabolismo com chá. Pesquisas mostram que o chá verde e o chá oolong podem acelerar o metabolismo em 5%.

O chá verde e o chá oolong também ajudam a queimar gordura. A queima de gordura do extrato de chá verde é 17% maior do que a do extrato placebo. Do mesmo modo, a queima de gordura acelera em 12% com o chá oolong, em comparação com a água potável.

Dica 8: Beba café

O café parece acelerar seu metabolismo em 11%. Assim como beber chá verde e oolong, o café acelera a queima de gordura. Entretanto, o efeito parece ser maior em pessoas magras do que em pessoas obesas.

Dica 9: Coma pimenta

Pimentas vermelhas contêm uma substância chamada capsaicina. Esta é a substância que torna as pimentas quentes. Neste sentido, ao ingerir esta substancia, você pode acelerar seu metabolismo. No entanto, não espere milagres, pois, você vai queimar cerca de 10 calorias extras.

Dica 10: Durma o suficiente e relaxe

mulher tendo uma noite boa de sono

Quando as pessoas que dormem menos de 4 horas por noite, têm uma queda em seu metabolismo. Neste sentido, existem estudos que encontram problemas com a privação de sono. Aqui estão alguns resultados:

  • A privação de sono está associada a um risco 55% maior de obesidade em adultos e 89% em crianças;
  • A falta de sono leva a flutuações nos hormônios leptina e grelina, o que torna o apetite mal regulado;
  • Quando os pilotos perdem 15 horas de sono em uma semana, o nível de cortisol aumenta em 50-80%;

Com isso, o estresse pode ter efeitos adversos. O estresse de longo prazo gera o hormônio do estresse, o cortisol. Esse hormônio leva principalmente ao armazenamento de gordura ao redor do abdômen e garante mais apetite. Isso é duplamente irritante!

Além disso, quando o nível de cortisol aumenta, você obtém um nível de açúcar no sangue mais alto e um metabolismo mais lento.

Dica 11: Tome um banho frio

Ainda não há evidências concretas, mas um banho frio provavelmente leva a um metabolismo mais rápido. A explicação é bastante lógica. O corpo tem que ser capaz de se aquecer e precisa de energia para isso.

Na dica sobre “beber água fria”, já vimos que 40% da energia que o corpo usa para processar a água, tem a ver com o aumento da temperatura da água.

Assim sendo, no caso de um banho de água fria, 30 segundos são suficientes para um bom resultado. Ao estimular este efeito em seu corpo, você queimaria mais calorias e, assim, aceleraria seu metabolismo.

Dica 12: Obtenha ferro, zinco e selênio suficientes

Por fim, a falta de ferro, zinco e selênio parece ter um efeito negativo em seu metabolismo. Resumindo, estas deficiências desaceleram seu metabolismo.

  • Ferro: Coma bastante carne, aves e / ou muitos vegetais e frutas para que o corpo absorva o ferro mais rapidamente.
  • Zinco: Coma muita carne, aves, ovos, camarão, ostras, mexilhões, nozes e sementes.
  • Selênio: Coma muita carne, peixe e produtos como alho, cebola, brócolis, nozes e sementes.

Por isso, procure comer esses alimentos para saber como acelerar o metabolismo para emagrecer.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como acelerar o metabolismo para emagrecer, então, continue em nosso site e confira muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *