Caminhada: quais as mudanças depois de 6 meses?

Não é novidade para ninguém que a prática diária de caminhada é muito benéfica ao nosso organismo. Porém, a prática regular desse exercício traz inúmeras mudanças, não apenas no nosso corpo, como também em nossa mente.

A caminhada é um ótimo exercício, visto que, você não precisa de nenhum equipamento ou treinamento específico para começar. Além disso, ela pode e deve ser feita em todas as idades.

Hoje trouxemos um artigo especial para você que ainda está em dúvida se vale a pena investir nesse exercício, trataremos sobre como o nosso corpo age depois de 6 meses com a prática regular da caminhada.

Como nosso corpo responde a um exercício físico?

Antes de você saber quais as mudanças que seu corpo terá em 6 meses de prática de caminhada, é importante que você perceba o que ocorre dentro dele quando você se exercita.

Durante a prática, várias reações estão acontecendo em simultâneo em nosso organismo. Porém, há duas delas que valem a pena destacar:

  • Produção do hormônio Cortisol – que atua diretamente na melhora significativa do estresse
  • Libertação de Glucagon – esse hormônio tem o potencial de usar nossos estoques de gordura e açúcar como fonte de energia durante a prática do exercício

Com isso, percebemos que durante o momento que decorre o exercício físico, nosso corpo consegue melhorar nosso humor e ainda estimular o emagrecimento. Sendo assim, a prática regular de um exercício tem o poder de cuidar da nossa saúde mental e física.

Mudanças que ocorrem com a prática da caminhada

Caminhar ajuda a perder peso, melhorar o condicionamento físico, fortalecer os músculos

Como já mencionado, a caminhada é um exercício barato que não precisa de equipamentos específicos para começar. Contudo, é importante você fazer o uso de um bom tênis para que não haja má movimentos ou até mesmo uma torção no pé.

É importante também, antes de começar a se exercitar, que você faça pelo menos 5 minutos de alongamentos. Isso para seu corpo se aquecer. Os alongamentos são uma fase de transição, entre seu corpo em repouso até realmente começar o exercício de forma intensa.

Vamos acompanhar algumas mudanças que acontecerão na sua vida se você começar a praticar pelo menos 10 minutos de caminhada por dia. Lembre-se que para que esses efeitos surjam, é necessário você se manter constante por um período de pelo menos 6 meses.

1 – A circulação sanguínea será melhorada

Segundo um estudo feito na Universidade estadual de Santa Catarina (UDESC) a prática de um exercício aeróbico melhora a circulação. Além disso, as válvulas do coração são potencializadas durante o momento do exercício.

Essa mudança é fundamental para que nosso organismo se mantenha saudável e que haja a oxigenação correta por todo o corpo. Quando estamos fazendo um exercício físico, nossas veias e artérias se dilatam mais, e dessa forma, levam mais oxigênio para todas as partes do corpo.

2 – O sistema respiratório é potencializado

Outra grande mudança que irá ocorrer em nosso organismo depois de 6 meses da prática diária da caminhada, é o melhoramento da respiração, isso porque a eficiência do pulmão será potencializada.

Com isso, a troca de oxigênio dentro do nosso corpo, entre os órgãos e o pulmão é feita de forma mais eficiente. Dessa forma, tudo que é impuro é mandado para fora de maneira rápida.

Um outro ponto que podemos destacar no melhoramento do sistema respiratório é a dilatação dos brônquios, assim, há um menor risco de ocorrer doenças relacionadas a esse sistema, como a bronquite.

E-Book Gratuito Chá Verde Emagrecedor

Chá Verde Emagrecedor! Como fazer? O jeito certo de preparar o chá verde. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

3 – Fortalecimento dos ossos

Como podemos prever, nossos pés, ao tocarem no chão criam um impacto. E é justamente isso que vai fortalecer nossos ossos. Além disso, a caminhada ajuda na absorção do cálcio, que é um nutriente essencial para que nossos ossos se mantenham saudáveis.

Dessa forma, a chance de desenvolver uma doença relacionada aos ossos, como a osteoporose, diminui drasticamente.

4 – Auxilia na perda de peso

a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso

Como qualquer outro exercício físico, a caminhada também irá aumentar o gasto calórico diário, com isso, aumentará as chances de ocorrer o emagrecimento.

Porém, como a caminhada é um exercício que envolve diversos músculos, o emagrecimento continua a ocorrer mesmo depois de você ter parado a prática. Isso ocorre pois há uma aceleração do metabolismo influenciada por outras duas mudanças que já citamos aqui: o aumento da circulação e da oxigenação.

Contudo, para quem está em busca de uma perda de peso saudável, os benefícios ainda não acabaram. Caminhar diariamente diminui consideravelmente a sua vontade de comer, dessa forma, você consome menos calorias e consegue emagrecer.

A caminhada com certeza traz mudanças significativas em nossa vida se feita de maneira constante. Além disso, atrelar a prática com uma boa alimentação, faz com que os resultados de uma melhor qualidade de vida sejam alcançados de maneira rápida.

Você ficou convencido de que precisa começar a praticar a caminhada? Não esqueça de acompanhar em nosso site as demais novidades que estamos preparando para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *