Alimentos ricos em fibras: 8 segredos que reduzem gordura rapidamente

Alimentos ricos em fibras são muito bons para manter o sistema digestivo em dia. Ao consumir bastante fibra, você pode evitar problemas como o intestino preso.

Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

É recomendado que nossa ingestão de fibra seja em torno de 20-40g por dia. Contudo, esse valor só pode ser alcançado se soubermos quais os alimentos ricos em fibras para adicioná-los a nossa dieta diária.

Para ajudar você a entender mais sobre os alimentos ricos em fibras, eu preparei o artigo de hoje com algumas informações importantes. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são fibras?

A fibra é um conteúdo que não pode ser digerido ou absorvido pelo nosso corpo. Desse modo, a fibra atua em conjunto com a água, se ligando a ela no intestino e facilitando a digestão.

Além disso, as fibras podem ser divididas entre dois grupos:

  • Fibra solúvel em água – este tipo de fibra dissolve-se em água para formar uma massa semelhante a gel. Os alimentos ricos em fibras que contém a forma solúvel são: aveia, ervilha, feijão e frutas, como maçãs, laranjas, bananas, cenouras e outras.
  • Fibra insolúvel – este tipo de fibra suporta o movimento do sistema digestivo e aumenta a massa fecal. Desse modo, esse tipo de fibra pode auxiliar as pessoas que sofrem com intestino preso. A fibra insolúvel pode ser encontrada em trigo, feijão, como feijão verde e legumes, como espinafre, couve, couve-flor e muitos mais.

A importância dos alimentos ricos em fibras para a saúde

A fibra é encontrada em muitos vegetais e frutas.

Como você pode ver acima, a fibra é encontrada em muitos vegetais e frutas. Por isso, quando passamos por um momento de dificuldade para defecar, esses tipos de alimentos são frequentemente recomendados.

Contudo, a fibra possui outros benefícios para a saúde, entre eles, podemos citar:

Digestão suave

A fibra pode aumentar o peso e o tamanho das fezes porque absorve a água, tornando-a mais macia e assim, pode facilitar a passagem pelo ânus.

Fezes duras podem ser um sinal de que você come poucos alimentos ricos em fibras. Além disso, se não tradado, o intestino preso pode levar ao surgimento de hemorroidas.

Reduz os níveis de colesterol

Fibra solúvel em água pode reduzir os níveis de colesterol LDL, ou comumente chamado de colesterol ruim, no sangue.

Elas podem se ligar ao colesterol no sistema digestivo. Desse modo, o colesterol não é absorvido pelo organismo, mas é removido do corpo pelas fezes.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A fibra, especialmente na forma de solúvel em água, é útil para aqueles que têm diabetes. Isso porque ela pode dificultar a absorção de açúcar e assim, faz com que os níveis de açúcar no sangue permaneçam mais estáveis.  Dicas de nutrição: as 8 melhores que você precisa conhecer.

Ajuda a atingir o peso desejável

Os alimentos ricos em fibras são muito usados em dietas para emagrecimento pois mantêm o organismo saciado por um maior tempo.

Além disso, os alimentos ricos em fibras geralmente contêm poucas calorias, o que facilita o déficit calórico.

8 alimentos ricos em fibras que ajudam a reduzir a gordura rapidamente

8 alimentos ricos em fibras que ajudam a reduzir a gordura rapidamente

Peras

As peras são deliciosas e muito nutritivas. Além disso, essa poderosa fruta é uma excelente fonte de fibras.

O teor de fibra das peras é de 4 gramas para uma fruta de tamanho médio.

Morango

Os morangos são realmente muito deliciosos. Contudo, os morangos também possuem diversos nutrientes, como: vitamina C, manganês e vários antioxidantes poderosos.

O teor de fibra do morango é de 2,7 gramas para uma xícara de frutas.

E-Book 7 Receitas de Shake caseiro

Como fazer? Shake caseiro. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

Abacates

Os abacates, além da fibra, contêm vitamina C, potássio, magnésio, vitamina E e várias vitaminas B. Sendo assim, adicionar o abacate a sua alimentação diária pode trazer muitos benefícios para a sua saúde.

O teor de fibra do abacate é de 6 gramas para uma fruta inteira.

Maçãs

As maçãs são deliciosas para comer. Além de serem leves e conterem poucas calorias, elas estão entre os alimentos ricos em fibras.

O teor de fibra na maça é de 3 gramas para uma fruta de tamanho médio.

Aveia

A aveia é um dos grãos mais saudáveis que existem. Isso porque, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

O teor de fibra na farinha de aveia é de 2,1 gramas para três colheres de sopa.

Batata-doce

As batatas doces são ótimas para substituir carboidratos simples, como o arroz, durante as refeições, pois contém betacaroteno, vitaminas B e vários minerais.

O teor de fibra na batata-doce é de 2,1 gramas para uma unidade média.

Brócolis

Este vegetal verde é um dos alimentos mais nutritivos que existem, além de ser é rico em fibras, também possui diversas vitaminas, antioxidantes e nutrientes que previnem o câncer.

O teor de fibra no brócolis é de 2,7 gramas para meia xicara do vegetal.

Cenouras

As cenouras são vegetais saborosos e altamente nutritivos. Além disso, são ricas em vitaminas, magnésio e antioxidantes.

O teor de fibra nas cenouras é de 2 gramas para uma unidade média.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em fibras? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *