Um metabolismo ativo garante que o corpo possa se livrar de toxinas e, ao mesmo tempo, ajuda a perder peso. Dessa forma, consumir alimentos que aceleram o metabolismo é uma ótima opção.
O metabolismo é o motor do nosso corpo. É ele quem especifica com que rapidez e eficácia as vitaminas, os minerais e os ingredientes são processados e absorvidos.
Para ajudar você a entender mais sobre os alimentos que aceleram o metabolismo, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
7 alimentos que aceleram o metabolismo
Café
A cafeína e a vitamina niazina contidas no café são responsáveis pelo fato de a bebida realmente aquecer o metabolismo, promovendo a digestão e aumentando o consumo de energia em cerca de 100 calorias por dia.
O café estimula o sistema nervoso central, liberando catecolaminas e, assim, estimulando a perda de gordura. Para alcançar esse efeito, são necessárias duas xícaras de café por dia.
No entanto, você não deve exagerar no consumo de café, pois a cafeína também pode ser responsável por palpitações, tremores e ondas de calor.
Você também deve evitar leite e açúcar ao saborear o café, porque eles não apenas destroem os benefícios do grão, mas também favorecem o acúmulo de gordura.
Quer saber mais sobre os melhores alimentos para emagrecer? Então clique aqui e saiba mais!
Abacate
Esta fruta de sabor delicioso e versátil tem como virtude acelerar o nosso metabolismo. Isso vai fazer com que o organismo se coloque em funcionamento e, assim, queime energia.
Embora seja verdade que comer um abacate por dia proporcione, em média, 15g a 20g de gordura, esse tipo de gordura vai ajudar em todos os processos internos que cuidam da sua saúde enquanto você perde peso.
- Um abacate por dia ajuda a manter o organismo saciado;
- Oferece gordura monoinsaturada, ou ácidos graxos ômega-3, imprescindíveis para o coração;
- É um bom anti-inflamatório;
- Equilibra o colesterol, reduzindo, assim, o colesterol “ruim”, ou LDL;
- O abacate pode substituir as proteínas animais, e assim você pode evitar as perigosas gorduras saturadas que, a longo prazo, afetam o coração.
Uma pesquisa publicada em 2016 pela revista Ciência Rural, da Universidade Federal de Santa Maria, comentou que uma dieta balanceada contendo abacate pode trazer diversos benefícios para a saúde, especialmente diminuindo os níveis de colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares.
Água
A água é uma ferramenta mágica quando se trata de uma vida saudável.
A água é provavelmente o componente mais importante quando se trata de emagrecer e estimular o metabolismo, porque nosso corpo precisa de cerca de dois litros de líquido por dia para todos os processos metabólicos e de excreção.
A quantidade de água que uma pessoa precisa para um metabolismo ideal depende inteiramente da dieta. De fato, a necessidade de água aumenta com a ingestão de alimentos e bebidas desfavoráveis, afinal o corpo precisa desintoxicar mais.
Como a dieta de hoje é fortemente determinada pela carne, refeições prontas e doces, geralmente são recomendados entre dois a três litros de água por dia.
Chá
Além da água, o chá sem açúcar é a melhor maneira de fornecer ao corpo líquido suficiente para que ele possa desintoxicar o organismo através dos rins, intestinos e pele.
O chá verde, em particular, também fornece ao organismo muitos minerais e substâncias vegetais secundárias que estimulam o metabolismo.
O chá verde é rico em catequinas, que reduzem o estresse oxidativo em todos os níveis do metabolismo e, portanto, o beneficiam extremamente. O chá também enche o estômago e atua como um inibidor de apetite.
A melhor coisa a fazer é beber uma xícara de chá verde antes do café da manhã, o que aumentará seu metabolismo.
Pimenta
A capsaicina é responsável pelo calor típico das pimentas. Esta substância desencadeia estímulos de calor e nitidez através da ação em certos receptores da língua.
Ao ingerir capsaicina, a produção de calor do corpo aumenta em até 25% em pouco tempo. O corpo começa a suar para esfriar. Esse fenômeno por si só faz com que o corpo consuma todos os tipos de energia, o que faz com que a gordura no quadril derreta. Esse processo de regulação da temperatura pode levar até 30 minutos.
Além disso, a capsaicina estimula a formação de saliva e suco gástrico e promove a circulação sanguínea nas membranas mucosas, o que, por sua vez, aumenta o sistema digestivo.
Além disso, a capsaicina tem uma função protetora no trato digestivo: evita a inflamação do revestimento do estômago e também combate os radicais livres e bactérias no intestino delgado.
E-Book Gratuito Chá Verde Emagrecedor
Chá Verde Emagrecedor! Como fazer? O jeito certo de preparar o chá verde. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!
Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente
Alimentos integrais
Um estudo de 2008 descobriu que comer alimentos integrais melhora significativamente e acelera a perda de peso. Os grãos integrais são ricos em fibras, magnésio e vitamina B6. A fibra nos faz sentir mais satisfeitos, o que reduz nossas chances de comer demais.
Os cereais integrais estão cheios de nutrientes e carboidratos complexos que aceleram o metabolismo, estabilizando os níveis de insulina.
Especialmente os carboidratos de liberação lenta, como aveia, arroz integral e quinoa, oferecem energia duradoura.
Isso porque, devemos manter nossos níveis de insulina baixos, já que os picos desse químico dizem ao corpo que ele precisa começar a armazenar gordura extra.
Então, os grãos integrais também são ótimos alimentos que aceleram o metabolismo, por isso você deve inclui-los na sua alimentação.
Toranja
As toranjas não apenas impressionam com sua exótica nota amarga, mas também garantem que o metabolismo seja estimulado com ingredientes como pectina e vitamina C.
A pectina não apenas promove a digestão, mas também é uma fibra indigesta que incha e satura no trato gastrointestinal e também reduz o nível de colesterol LDL.
Toranjas também são muito ricas em vitamina C, que não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também promove a liberação de adrenalina e, portanto, aumenta o consumo de energia do corpo.
A toranja também é rica em potássio. Esse mineral tem um efeito de drenagem e libera toxinas do corpo.
Além disso, alguns estudos mostraram que a toranja tem os maiores efeitos quando consumida como sobremesa.
Gostou de saber mais sobre os alimentos que aceleram o metabolismo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!