As 3 melhores dicas de treino para acabar com a barriga de forma saudável

As 3 melhores dicas de treino para acabar com a barriga de forma saudável

Acabar com gordura na barriga não é nada fácil, não é?

E se torna ainda mais difícil quando você começa fazer dietas malucas, utilizar suplementos que não funcionam e até utilizar métodos de treino duvidosos.

Assim,  no artigo de hoje vou compartilhar com você algumas dicas de emagrecimento que poderão te ajudar a perder gordura abdominal e quem sabe até acabar com a barriga.

Claro que perder a barriga não é nada fácil. Mas, se você seguir as dicas de treino que vou passar verá o resultado em alguns meses.

Portanto, no artigo de hoje vou te mostrar:

  • Quais são os melhores tipos de exercício para gastar calorias
  • Como utilizar o método HIIT para queimar gordura
  • Porque é uma má ideia fazer apenas treinamento aeróbio.

Utilize exercícios que trabalhem vários músculos ao mesmo tempo

exercício que trabalha toda parte do corpo

Exercícios que trabalham vários músculos ao mesmo tempo possuem maior gasto calórico em relação aos que trabalham apenas um grupo muscular, vou explicar melhor.

Por exemplo, o agachamento gasta mais calorias do que um exercício que trabalhe apenas uma das regiões da coxa. E qual a diferença entre os dois?

No agachamento há envolvimento de diversos músculos ao mesmo tempo. Assim, para agachar você precisará dos músculos do seu tronco, abdômen, peitoral, músculos das costas, glúteo e claro os músculos da coxa.

Talvez você esteja pensando: “Mas, só agachamento que trabalha vários músculos?” Não. você poderá também:

  • Avanço
  • Corrida
  • Polichinelo
  • Flexões
  • Variações do agachamento
  • Levantamento terra
  • Puxadas
  • Remadas
  • Burpees

Faça HIIT

acabar com a barriga de forma saudável

Treino intensos ajudam no emagrecimento. E quando me refiro à emagrecimento, estou falando de perda de gordura, não apenas perda de peso.

E o que é um treino intenso? Um treino intenso é aquele em que você não consegue sustentar os exercícios por um longo período de tempo, ou seja, você só consegue manter a intensidade por alguns segundos ou minutos.

Portanto, quanto maior for a intensidade do exercício menor será sua duração. Um dos métodos mais popularizado e estudados com esta característica é o HIIT, sigla em inglês que significa treinamento intervalado de alta intensidade.

Este método de treino pode ser feito de diversas formas. A mais utilizada é realizando tiros curtos correndo em uma pista, esteira ou em uma bicicleta ergométrica, aquelas bikes de academia.

Mas para fazer HIIT não basta só executar alguns tiros e pronto. Para isso há diversos protocolos que podem ser utilizados e necessário.

Em geral, você precisará estabelecer:

  • A intensidade do treino
  • A relação entre intervalo de tiros e descanso
  • A duração dos tiros
  • O número de vezes que irá repetir os tiros
  • A frequência do treino.

Estabelecendo a intensidade adequada

Tabela treino de alta intensidade HIIT

Como você irá estabelecer a intensidade do treino? A maneira mais fácil de estabelecer a intensidade é através da percepção de esforço.

Para isso, vou te mostrar uma tabela em que você poderá utilizar para mensurar a intensidade do seu treino.

Para que se treino seja considerado um HIIT, você deverá fazer os exercícios entre o 15 e o 19 na tabela.

Já durante o período de descanso permaneça entre 7 e 9. Então, basta estabelecer o que é intenso para você e o que é leve, ok?

E-Book 7 Receitas de Shake caseiro

Como fazer? Shake caseiro. POR TEMPO LIMITADO, pegue agora mesmo sua cópia gratuita do E-book. As cópias gratuitas já estão se esgotando!

Digite Abaixo Seu E-mail para que possa envia o e- book para você gratuitamente

As 3 melhores dicas de treino para acabar com a barriga de forma saudável

Estabelecendo a relação entre os tiros e o descanso

A melhor forma de estabelecer o tempo dos tiros e o de descanso é através da proporção entre a duração dos tiros e o descanso. Vou te explicar melhor.

Vou te passar 3 relações que você poderá utilizar para estabelecer esta relação:

  • Relação de 1:2. Ou seja, o intervalo descanso é o dobro do tempo dos tiros. Como, por exemplo, 30 segundos de esforço para 1 minuto de descanso. Esta relação é recomendada para quem está iniciando
  • Relação de 1:1. Os tiros e descanso têm duração iguais. Como, por exemplo, 30 segundos de tiro para 30 segundos de descanso. Esta relação é recomendada para praticantes intermediários,ou seja, para quem já treinando regularmente entre 3 a 6 meses.
  • Relação de 1:0,5. O descanso possui metade da duração dos tiros. É geralmente aplicados em praticantes avançados como atletas. Desse modo você irá iria dar tiros de 30 segundos para descansar 15 segundos, é bem intenso.

Duração dos tiros

Agora vamos ver como estabelecer a duração dos tiros. Recomendo fortimente que você utilize a primeira relação que passei, a relação de 1:2, anteriormente mostrada.

Lembre-se quanto maior a intensidade menor a duração. Então, não coloque uma duração muito longa para os tiros, porque não será possível executá-la na intensidade adequada e muito menos concluir o treino.

Assim, sugiro você iniciar com 20 segundos de tiro para 40 segundos de descanso. Ou 30 segundos de tiro para 1 minuto descanso.

E gradualmente você vai deixando o treinando mais intenso. Para isso recomendo que procure um profissional de educação física para te ajudar.

Quantas vezes repetir os tiros?

Sugiro  repetir os tiros de 3 a 10 vezes. É interessante iniciar com um volume de exercícios menor e vá sentindo como seu corpo se comporta ao longo do treino.

Assim, naturalmente o corpo irá pedir para que você repita o treino por mais vezes. Ou você poderá traçar metas semanais como, por exemplo, aumentar em um o números de vezes a cada semana.

Frequência de treino

Procure treinar entre uma a duas vezes inicialmente e depois progrida para três, se você só fizer o HIIT.

Caso você faça o HIIT juntamente com outras modalidades como musculação é interessante que permanecer com uma frequência de duas sessões por semana.

Associe musculação e aeróbio

Associe-musculação-e-aeróbio

 

Ainda é comum quando se fala em acabar com a barriga, perder gordura e emagrecer achar que deve-se priorizar o treinamento aeróbio, não é?

Quando me refiro treinamento aeróbio estou falando de correr, caminhar e pedalar. Porém, quando falamos em diminuir a gordura na barriga fazer apenas aeróbio pode não ser a melhor estratégia.

E por que não é? Porque se você fizer apenas correr, caminhar ou pedalar irá perder músculos também. E isso não é emagrecer é perder peso, apenas diminuir o número na balança.

Por este motivo a melhor estratégia é associar o aeróbio a uma modalidade de força, como a musculação.

Dessa maneira você consegue minimizar, e até manter, os músculos enquanto perde gordura. O que não é algo que pode ser medido apenas se pesando em balança.

Então, esqueça dela nesse processo. Seu melhor referencial, nesse caso, será o espelho.

Conclusão

Assim, para acabar com a barriga de forma saudável é recomendado que você aplique as seguintes dicas de treino:

  • Utilize exercícios que trabalhem vários músculos ao mesmo tempo. Estes exercícios te farão ter um maior gasto calórico
  • Procure treinos intensos como o HIIT. Estabeleça o treino de acordo com as dicas que te passei. Mas, se possível procure orientação de profissional de educação física
  • Não faça apenas aeróbio. Procure associar o treinamento aeróbio com uma modalidade de força. Isso te fará perder gordura de maneira mais eficaz.

Gostou de saber mais sobre: As 3 melhores dicas de treino para acabar com a barriga? Então que tal descobrir os 10 melhores exercícios para emagrecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *