Tempo de leitura: 4 minutos
No dia a dia, há uma série de cobranças e tarefas que precisam ser desempenhadas. Com isso, dormir pouco, comer lanches rápidos, ter uma rotina cheia de trabalho somada às saídas com amigos e família, podem desgastar o corpo, seja por dentro ou por fora.
Nesse sentido, para evitar problemas de saúde e promover o bem-estar, os hábitos saudáveis são essenciais. Sendo assim, veja os 7 cuidados com o corpo e a mente que são importantes durante a vida de todos:
Índice
Quais os cuidados com o corpo e a mente
1. Cuidados com o corpo alimentação
O corpo humano funciona a partir da alimentação e da quantidade de nutrientes ingeridos. Por isso, é importante escolher frutas, legumes e verduras que promovam energia, vitaminas, proteína e energia. Os outros alimentos que possuem esses efeitos também devem ser considerados.
No entanto, comidas industrializadas devem ser deixadas de fora. Isso porque elas podem ser pesadas e ricas em açúcares e carboidratos, que aumentam de forma considerável a glicemia e, consequentemente, o efeito disso é um efeito inflamatório. Esse ponto pode, inclusive, acarretar no surgimento de espinhas, envelhecimento precoce e desencadear ou piorar algumas outras condições, como a rosácea.
2. Benefícios de beber água para o corpo
Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo, já que a água é responsável por 70% do corpo humano e auxilia em diversos processos, desde reações químicas nas células a ajuda externa. O líquido influencia na regulagem da temperatura corporal, combate da acne, estrias e celulite, além de melhorar o funcionamento dos rins, prevenir o aparecimento de pedras nos rins, facilitar a digestão, diminuir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea e ajudar a emagrecer.
“Uma das funções mais relevantes da água é a de auxiliar no processo de eliminar toxinas, que ajuda a colocar para fora do corpo tudo o que não será aproveitado. Para preservar essa e outras ações do organismo, é indicado tomar pelo menos dois litros de água por dia e, para quem pratica esportes, é preciso aumentar ainda mais essa quantidade para repor o líquido transpirado”, ensina a nutricionista esportista Natasha Barros, em entrevista ao “M de Mulher”.
3. Faça lanches entre as refeições
Incluir pequenos lanches entre o café da manhã, almoço e jantar é importante para manter o organismo abastecido e sem excesso de fome, que pode acarretar na ingestão desenfreada de alimentos nas refeições principais. Esse fato pode desacelerar o metabolismo e fazer com que o corpo retenha mais peso.
Leia mais
- Truques mentais para perder peso
- Treino para iniciantes: Veja como sair do sedentarismo
- Estilo de vida saudável: tudo o que você precisa saber!
4. Tenha uma alimentação anti-inflamatória
Optar por alimentos saudáveis – naturais e antioxidantes – também ajuda no bem-estar e na saúde. Um exemplo disso é a ação de detox, que precisa ser feita pelo fígado para desintoxicar o organismo depois que uma grande quantidade de fast food e outros alimentos do gênero, é consumida. Esse processo de desintoxicação auxilia na redução da retenção de líquidos e elimina as impurezas e toxinas que fazem mal à saúde.
7 Receitas de Shake caseiros
Dicas indispensáveis para quem quer ter uma vida saudável. Um dos segredos de emagrecer com saúde é fazer escolhas corretas e inteligentes. Com o objetivo de te ajudar a potencializar o seu treino, criamos esse Ebook com Shakes para Pré-treino e pós treino
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
5. Pratique exercícios físicos
O corpo precisa estar em constante movimento. Assim, é extremamente necessário que a prática de exercícios físicos seja introduzida na rotina para que uma vida mais saudável e equilibrada seja alcançada. Há uma série de atividades que podem ser feitas, desde as aeróbicas – como corridas, caminhadas e andar de bicicleta – às de musculação, que incluem levantamento de peso, agachamento e abdominal, por exemplo. Danças também são indicadas para quem pretende começar a se movimentar em busca de bem-estar.
Para começar a fazer exercícios, um profissional da área deve ser consultado. Deste modo, o treino será personalizado de acordo com a intensidade e a quantidade de estímulos ideais para quem irá desempenhar a atividade.
6. Dormir é importante
Durante o sono o corpo segue trabalhando em busca de um equilíbrio e uma série de desenvolvimentos e ciclos hormonais. No entanto, quando se tem uma noite mal dormida ou simplesmente sem sono, um desbalanço hormonal pode trazer uma série de riscos à saúde, como acne, rosácea, envelhecimento precoce e baixa na imunidade.
Outros benefícios de manter o sono em dia são: controle do apetite, melhora o humor, ativa a memória, estimula o raciocínio, rejuvenesce a pele e reduz o estresse causado no dia.
7. Cuide da saúde mental
Para realmente ter uma boa saúde é preciso que o corpo e a mente estejam em equilíbrio. Isso pode ser alcançado em sessões de meditação, ioga, uma caminhada ao ar livre ou simplesmente ter um hobby, como ler ou ir ao cinema, que possa distrair a mente.
Atualmente, com toda a crise sanitária instalada pela pandemia do novo Coronavírus, manter a saúde mental está em pauta em todos os locais. Para isso, há psicólogos oferecendo sessões gratuitas por meio de videoconferências.